domingo, 23 de junho de 2013

Questionário parte 3

Trazemos então a terceira e ultima parte do questionário do professor
  • Questão 7 - Qual o papel da governança de TIC ((Tecnologia de Informação e Comunicação)  nas organizações? O que isso tem a ver com ITIL, COBIT, etc. ?
As TICs se tornaram partes importantes nas empresas surgindo a  necessidade de criar um subconjunto da governança corporativa voltada para elas para garantir que as TIC estejam alinhadas com os objetivos da empresa e que as pessoas estão utilizando elas de maneira adequada, produtiva e segura, e isso levou ao surgimento do COBIT e da ITIL.
- COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um guia para a gestão de Tecnologia da Informação.dividido em quatro domínios: - Planejamento e Organização; Aquisição e Implementação, Entrega e Suporte; Monitoração.Concentra-se na definição, implementação, fiscalização, medição e melhoria dos controles para processos específicos, que abrangem toda a implementação do ciclo de vida da TI, é um excelente modelo de referência para governança de TI.
- ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infra-Estrutura de TI) é um conjunto de práticas para gestão de serviços de TIC contidas em 7 livros e é dai que vem o termo biblioteca em seu nome, ele se concentra principalmente na definição do funcional, atributos operacionais e organizacionais que precisam estar no local para as operações de gestão a ser totalmente otimizado em duas categorias principais: Serviço de Apoio de Gestão (Service Support) e Prestação de Serviços de Gestão (Service Delivery).


http://www.slideshare.net/emfagundes/governana-de-tic
http://consultorti.wordpress.com/2008/07/08/o-que-e-itil-cobit-e-bsc/

  •  Questão 8 - O que muda nas organizações e no comportamento individual e em grupo, a partir da proliferação das redes sociais no ambiente WEB ? Citem casos específicos.
com a popularização das redes sociais na internet as organizações encontraram uma excelente ferramenta que caso seja usada corretamente ajuda a empresa a crescer, se popularizar e firmar o seu lugar no mercado. o interesse surgiu inicialmente de querer saber o que os seus clientes estavam falando da empresa nas redes sociais, já que queixas e reclamações de uma pessoa poderia influenciar a decisão de dezenas ou até mesmo centenas de possíveis clientes e com isso viram a necessidade de criar um perfil para poder responder aos seus cliente, mas com o tempo perceberam isso podia ser um meio de melhorar seu relacionamento com os clientes e fornecedores e reduzir de custos, sem falar no uso possível para campanhas de marketing, sondar o perfil de empregados e candidatos. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.
um caso interessante foi o da empresas de palitos Gina que foi surpreendida ao descobrir que tinham criado uma pagina no facebook onde a sua garota propaganda dava respostas inusitadas para perguntas lançadas por seus seguidores e pensou seriamente em processar o criador da página, mas voltou  atrás ao perceber que a página estava fazendo sucesso com um público que a empresa tinha pouco ou nenhum acesso uma vez que a empresa já tem 65 anos não deu muita atenção aos consumidores mais jovens.
    já entre os funcionários as redes sociais são locais onde eles podem agir mais espontaneamente pois as barreiras da hierarquia são amenizadas dando uma impressão de maior horizontalização aumentando assim o entrosamento entre os empregados.

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124097-17171,00-AS+VANTAGENS+DO+USO+DE+REDES+SOCIAIS+NAS+EMPRESAS.html
http://blogs.estadao.com.br/alexandre-matias/2012/09/02/gina-indelicada-e-os-novos-dilemas-de-um-novo-seculo/


  • Questão 9 - Comentem sobre o tema “segurança de dados nas organizações”. Citem casos específicos de problemas identificados nesta temática.
 A segurança dos dados é uma questão de extrema importância para uma organização pois o vazamento ou uso indevido de informações pode gerar danos irreparáveis caso usado por pessoas mal intencionadas por exemplo no Cloud Computing, qual a garantia de que meus dados estão 100% seguros? Como meu fornecedor se adequa às leis de determinado País onde tenho informações armazenadas? Como posso me sentir seguro em relação aos dados que estão armazenados proveniente dos serviços contratados?  O maior uso de dispositivos pessoais na organizações agrava o problema da segurança. uma pesquisa revela que no Brasil a maioria das empresas não estão preparadas para garantir a segurança e a privacidade dos dados coletados, seja de clientes ou de colaboradores. E mais da metade não considera a privacidade e a segurança de dados pessoais como prioridade. seja por falta de experiência, treinamento ou de tecnologia.
A preocupação com a segurança de dados é algo recente nas empresas e que ainda não possui a atenção que deveria ter, o que normalmente acontece quando o perigo se torna algo mais tangível.
Nos países em que há menos eventos de vazamento de dados e que estão em desenvolvimento, sem sofisticação regulatória para o tema, como China, Índia e até mesmo o Brasil, a preocupação com o tema é menor, do que em países da Europa, onde as regras vigentes sobre vazamento de informações é mais avançada, e as companhias prestam mais atenção à questão.
um exemplo de falha foi o caso do facebook uma falha na rede social fez com que aproximadamente 6 milhões de perfis na rede tivessem informações pessoais, como e-mails ou números de telefone, divulgadas quando outro usuário baixava informações da rede social.

http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/a-importancia-da-seguranca-de-dados-para-as-empresas_127936.html
http://www.novotopico.com/diferencas-entre-servidor-cloud-e-data-center-t11192.html
http://www.bemparana.com.br/noticia/262194/falha-no-facebook-vaza-informacoes-pessoais-de-usuarios-e-afeta-6-milhoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário